Desenvolvimento de práticas com visitas técnicas em Unidades de Beneficiamento de Grãos (UBG) da região. 

Aplicar o conhecimento técnico voltado às boas práticas de colheita de grãos e fibras: determinação do ponto de colheita e das condições ambientais ideais, escolha e ajuste de equipamentos adequados, e recomendações de manutenções periódicas. Tais práticas são essenciais a destinação da colheita para os sistemas de armazenamento da produção. 

Realização de uma atividade de projeto contextualizado em que os conhecimentos desenvolvidos nos componentes curriculares anteriores do curso sejam utilizados, visando a solução de problemas da área agrícola e melhorias para a comunidade local envolvida no processo.

Promover comunicações orais voltados a pequenos agricultores e público em geral sobre algumas das temáticas estudadas (produção vegetal sustentável, riscos do uso intensivo de agrotóxicos ao ambiente e saúde), estimulando o uso de métodos alternativos aos agrotóxicos. Pode-se estimular a participação dos estudantes em Feiras de Economia Solidária.

Promover escolhas de solos que possuam aptidão para uso agrícola, além de reconhecerem os parâmetros de escolhas e tipos. Desenvolver práticas profissionais relacionadas a fertilidade do solo e de fertilidade, com cálculos e recomendações de calagem e adubação. Também desenvolver palestras sobre uso correto de solos no meio rural. 

Desenvolver e promover acompanhamento técnico voltados aos grandes e pequenos produtores rurais no investimento em Silvicultura. Para áreas  de agricultura familiar onde o plantio de árvores para produção de madeira é usado principalmente no uso local ou reserva de capital futuro.

Promover acompanhamento técnico voltados aos produtores rurais de mandioca, de sorgo, de cana- de-açúcar e de outras culturas de interesse regional, com observações aos parâmetros técnicos e respeito a conservação do meio ambiente.

Aplicar o conhecimento técnico voltado às boas práticas relacionadas aos aspectos do campo de produção, do transporte até a comercialização de frutas tropicais e de hortaliças. O reconhecimento das características de qualidade reflete no melhor preço pago pela produção e melhor rentabilidade no comércio.